Quem Somos?

Tertúlia: a literatura que entra em qualquer lugar

 

 

“Poesia no peito entra em qualquer lugar”. Essa é a premissa da Tertulia Artesanato, há 30 anos no mercado, investe em literatura e, mais do que vender poesia, espalha a ideia de ter as palavras em diferentes suportes que vão além do livro. Thiago Mello, padrinho da marca e o primeiro poeta a liberar os direitos autorais da obra, diz: “A Tertúlia divulga a poesia como quem planta sementes”.

 

Criada na sala de aula onde o artista plástico Alex Moraes premiava os melhores trabalhos de seus alunos de história da arte com cartazes estampados com poesia, o empreendimento é fruto de um hobby executado nas horas vagas em sua oficina de serigrafia e que transformou a Tertúlia na primeira marca a produzir produtos poéticos em estamparia no país. Hoje executa diferentes ações sociais como envio de produtos e livros para bibliotecas de escolas públicas de todo o Brasil e apoio às iniciativas educacionais para crianças, jovens e adultos carentes.

 

Pioneira no ramo, a marca hoje trabalha com vestuário, CamaMesaBanho, acessórios, papelaria e decoração e está presente como loja oficial nos principais eventos literários do país como Bienal do Livro de São Paulo, Rio de Janeiro, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), a Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília, entre outros.

 

Com o fazer artesanal, as peças são exclusivas e feitas dentro do ideal de sustentabilidade, com 90% dos materiais reciclados e recicláveis, tornando-se uma referência em qualidade e originalidade, busca democratizar a forma como a literatura é divulgada. “Queremos tirar a poesia das prateleiras e colocá-la em objetos do dia a dia, tornando-a mais panfletária”.